top of page

Tudo de novo! Tudo Velho

  • Foto do escritor: Claudia Maria
    Claudia Maria
  • 19 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

E mais uma vez o país se prepara para novas eleições. Foram anos de lutas, muita gente morreu para que a Democracia acontecesse nesse país de tantas injustiças. Votar deveria ser um ato natural como escovar os dentes. Afinal, não há Democracia sem liberdade para que se escolham seus líderes. Mas, hoje, entre 10 pessoas apenas duas dizem que vão votar. Nas últimas eleições abstenção e votos nulos e brancos foram enormes. Só em Nova Iguaçu, que tem cerca de 500 mil eleitores, apenas 200 mil foram às urnas.

E enquanto a população prefere não votar, mesmo sendo o voto obrigatório, o que fazem os políticos? Os posicionamentos mudaram? As práticas mudaram? Pelo jeito não. Continuam com as mesmas práticas de antes da ditadura, de antes da abertura. Quem antes gritava por liberdade hoje quer calar o Ministério Público, a Imprensa e todos aqueles que pensam ao contrário de suas convicções. Não precisa ir muito longe para ver que esse quadro é a nossa realidade.

Lembram dos “coronéis”. Muitos políticos da chamada esquerda diziam que a Baixada Fluminense era comandada por coronéis, que eles precisam ser expulsos da política. Pois bem. Os antigos coronéis impunham aos seus comandados suas ideias e diziam quem seriam os eleitos. Será que mudou? Há pouco tempo tive contatos com pré-candidatos da Baixada e foram unânimes em dizer que prefeitos da região (veja bem, eu disse prefeitos e não prefeito), convocaram vereadores e apontaram quem eles deviam apoiar.

Não foram reuniões onde o prefeito demonstrava suas ideias, colocava suas sugestões, dizia qual seria o melhor candidato e porque. Não, nada disso. Ele dizia: “ou vocês apoiam os meus candidatos ou perdem tudo”. E esse “tudo” a que se referem os nobres representantes do Executivo são os cargos e alguns benefícios que são “dados” aos vereadores. Aquela troca de lâmpada, aquela limpeza de rua, aquela retirada de entulho... enfim, tudo aquilo que é OBRIGAÇÃO da Prefeitura fazer mas que acontece como favores aos vereadores.

Pois bem. Os prefeitos resolveram barganhar o voto, comprar com benefícios, ameaçar aqueles que deveriam ser representantes de seus bairros, de seus eleitores. Alguma coisa diferente dos velhos coronéis? Pois é. A Baixada continua governada, pela maioria, com mãos de ferro. Prefeitos continuam impondo suas vontades. Então ouso dizer: enquanto continuar assim a maioria dos eleitores vai continuar não indo às urnas e a minoria de eleitos não vai representar a maioria.

Vamos continuar nesse círculo vicioso e bem longe do ideal da Democracia. Uma pena para familiares que ficaram sem seus parentes ou para aqueles que sobreviveram mas vão ter sempre sequelas das torturas que sofreram para que gerações futuras tivessem liberdade.

"Ainda somos os mesmos..."

 
 
 

Comments


© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page